SCPAR Porto de Imbituba estabelece Plano anual de Dragagem de Manutenção
A diretora executiva da SCPAR Porto de Imbituba aprovou em maio o Plano de Dragagem de Manutenção para toda a área marítima operacional do complexo portuário. O plano divide o espaço marítimo do Porto em nove áreas, estabelecendo o volume aproximado de sedimentação anual, com a descrição das cotas de profundidades a serem mantidas em cada local a ser dragado, além dos períodos previstos para a execução das Ordens de Serviço.
O intuito do plano é dar previsibilidade orçamentária e operacional para o trabalho a ser realizado pela Autoridade Portuária nos próximos meses. Conforme explica José João Tavares, diretor de Planejamento e Operações da SCPAR, “a dragragem de manutenção é essencial para o Porto manter seus parâmetros de profundidade adequados à realização de manobras e operações portuárias com segurança e, além disso, a aprovação do plano torna essa atividade mais eficiente, uma vez que passa a ser realizada de forma mais previsível e planejada”.
As áreas pré-determinadas para dragagem de manutenção no Porto de Imbituba são: berços 1, 2 e 3, entre berços, retaguarda do Cais 3, bacia de evolução e canal de acesso. O volume aproximado a ser dragado foi estabelecido com base nos dados históricos de dragagem e de sedimentação no Porto de Imbituba, assim como estudos hidrodinâmicos realizados para verificação dos componentes responsáveis pelo transporte de sedimentos, e quais os tipos de sedimentos depositados nas áreas dentro da poligonal portuária
O que é dragagem de manutenção
A dragagem de manutenção retira os sedimentos que se acumulam no fundo do mar por causa de correntes ou eventos naturais. O material coletado durante a dragagem é transportado para outro local, previamente autorizado pelo órgão ambiental responsável, denominado área de bota-fora. Atualmente, o Porto de Imbituba utiliza área de bota-fora no mar.
O serviço é executado pela empresa RP Locações e Prestação de Serviços Portuários, com a vigência do contrato até fevereiro de 2023.
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba