SCPAR Porto de Imbituba conquista dois prêmios nacionais de gestão portuária
A SCPAR Porto de Imbituba, empresa do Estado de Santa Catarina que administra o porto do sul catarinense, conquistou dois prêmios nacionais do Portos + Brasil 2021. A premiação do Governo Federal para as boas práticas e experiências de gestão adotadas pelos portos do país foi entregue na noite desta quarta-feira (1º), em cerimônia oficial em Brasília, que contou com a participação do secretário nacional de portos, Diogo Piloni, autoridades federais e representantes do setor portuário.
O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), premiou a SCPAR Porto de Imbituba em duas, das 4 categorias voltadas aos portos organizados (públicos): Execução de Investimentos Planejados (3º lugar) e Ranking do IGAP (3º lugar).
“É mais uma demonstração da excelência dos portos dos Portos de Imbituba e São Francisco do Sul sob a gestão do Estado, por meio da SCPAR. Reafirma o potencial, a força e o dinamismo da economia catarinense. Santa Catarina é um exemplo para o país”, destacou o governador Carlos Moisés.
O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Fábio Riera, agradeceu a todo o corpo técnico da Autoridade Portuária que, conforme ele, dioturnamente trabalha de forma comprometida, responsável e planejada para qualificar a infraestrutura do porto, alinhada às boas práticas ambientais, sociais e de governança. “É mais do que merecedora essa conquista. Estamos muito felizes por compor o grupo de destaque na gestão do setor portuário nacional” ressaltou. Desde que o Porto foi delegado ao Estado de Santa Catarina, a movimentação portuária em Imbituba cresceu mais de 180%, registrando recordes operacionais, o último deles, alcançado em julho deste ano.
Ranking do IGAP
A conquista do troféu na categoria Ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) foi possível com a aferição da nota 8 no último ciclo de análise. A pontuação garantiu o 3º lugar para a administração de Imbituba, ao lado de São Francisco do Sul e de Suape.
O indicador analisa, dentre outros aspectos, o desempenho financeiro, a eficiência na gestão de recursos humanos, a capacidade para concretizar investimentos, o comprometimento em atender/corrigir as notificações da ANTAQ (agência reguladora), a qualidade da gestão ambiental e a transparência na publicação de informações da Autoridade Portuária.
O índice IGAP permite a solicitação de delegação de competências às autoridades portuárias para licitar, gerir e fiscalizar contratos de arrendamento, atividade atualmente centralizada no Governo Federal para a maioria dos portos públicos brasileiros. “Essa autorização é um aval da União à autoridade portuária, conferindo maior autonomia na gestão da poligonal a partir do reconhecimento das boas práticas que já estão sendo realizadas, refletida em uma das maiores notas do país”, avalia o diretor de Planejamento e Operações do Porto, José João Tavares.
Execução de Investimentos Planejados
Já a categoria Execução de Investimentos Planejados reconheceu os (R$) 4,2 milhões aplicados em 2020 na qualificação da infraestrutura do Porto de Imbituba como a terceira melhor capacidade operacional do país para concretizar os investimentos planejados nos portos públicos.
Dentro deste montante está a compra de novos equipamentos de sinalização náutica, elaboração e desenvolvimento dos projetos de engenharia para a recuperação e reforço Cais 3; a remodelação da rede interna de alta tensão e iluminação das vias, além das reformas e ampliações de edificações.
Fabrício Debortoli, diretor de Administração e Finanças, ressalta que a SCPAR Porto de Imbituba tem uma gestão financeira autossuficiente, que se mantém com os recursos gerados pelo próprio Porto. “Esse resultado é alcançado a partir de uma boa equalização dos custos e despesas, planejamento e fomento à eficiência operacional, com descontos tarifários para operações com melhor desempenho, o que permite ter bons resultados financeiros que viabilizem as melhorias previstas de forma sustentável”, afirma Debortoli.
O prêmio
Em sua segunda edição, o Portos + Brasil premiou os três primeiros colocados em oito categorias (4 para portos organizados e 4 para terminais portuários privados), buscando incentivar o aprimoramento do setor portuário e reconhecer o trabalho de seus profissionais. Em 2020, a SCPAR já havia sido premiada no Ranking IGAP, com a segunda melhor nota no país.
Crédito foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Comunicação SCPAR Porto de Imbituba