Resultado do Concurso Cultural para escolha do nome do Centro de Atividades Múltiplas (CAM)
O Concurso Cultural promovido pela SCPAR Porto de Imbituba para escolha do nome do Centro de Atividades Múltiplas (CAM) encerrou nesta terça-feira (22). Ao todo, foram recebidos 472 votos da comunidade entre os dias 15 e 22 de dezembro. O vencedor na votação popular foi Mauro de Souza Vieira, com 55,3% dos votos. Em segundo lugar, ficou Henrique Lage, com 22,7% e, em terceiro, Marcelo Vargas Schlichting, com 22% dos votos.
O CAM do Porto de Imbituba é o Armazém 10, um prédio de 690 m², conhecido popularmente na área portuária como garajão. Foi reformado para a realização de eventos, conferências e outras atividades. A edificação, que no passado funcionou como uma cooperativa de consumo para atender os funcionários do porto, é significativa na memória da cidade e abrigará, além de ambientes adequados e acessíveis para ações de formação e integração, um memorial do Porto de Imbituba, composto por maquetes, plantas arquitetônicas e fotografias antigas. O prédio está em fase final de estruturação e deve ser inaugurado em 2021.
TOTAL DE VOTOS: 472
Mauro de Souza Vieira: 261 votos
Henrique Lage: 107 votos
Marcelo Vargas Schlichting: 104 votos
A primeira das quatro etapas do Concurso Cultural foi a inscrição dos nomes sugeridos pela comunidade e ocorreu de forma online, entre os dias 23 de novembro e 6 de dezembro, através de formulário disponibilizado no site do Porto de Imbituba. Neste período, foram recebidas 11 inscrições, com 9 nomes sugeridos para o CAM. A segunda etapa foi a habilitação dos candidatos pela Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural do Porto de Imbituba, que habilitou 6 nomes para a fase seguinte. A escolha dos 3 finalistas, terceira parte do certame, ocorreu no dia 11 de dezembro, pela Comissão Avaliadora, formada pelos membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).
A SCPAR Porto de Imbituba agradece a todos que participaram deste Concurso Cultural, especialmente aqueles que inscreveram as sugestões de nomes de possíveis homenageados na primeira etapa do certame. Conhecer essas histórias é preservar a memória daqueles que desenvolvem, há mais de um século, o Porto e a cidade de Imbituba.
O vencedor
O vencedor que nomeará o Centro de Atividades Múltiplas é Mauro de Souza Vieira, com 261 votos recebidos. Mauro nasceu em 1919 na cidade de Imaruí e casou-se em 1940 com Amélia Torquato de Souza, com quem teve 6 filhos. Após trabalhar na ponte Henrique Lage, em Laguna, veio para Imbituba aproximadamente em 1947, por iniciativa do engenheiro Otávio Ribeiro de Castro. Trabalhou na Cia Docas de Imbituba como desenhista e topógrafo, dentre outras funções, até se aposentar, em 1987. Participou de grandes obras dos Cais 1, 2 e 3 e também do molhe de abrigo. Desenhou prédios relevantes para a cidade, como a Usina, a Igreja Matriz e o Hospital São Camilo. Participava ativamente da sua comunidade, fazia parte do coral da Igreja e desenhou muitas casas de antigos moradores. Foi vereador entre os anos de 1963 e 1967 e faleceu em 1998. Indicar seu nome para um espaço símbolo da relação porto-cidade foi a forma que sua família entendeu de homenageá-lo e humanizar ainda mais essa relação.