As REGRAS DE OURO do Porto de Imbituba têm o objetivo de prevenir acidentes do trabalho e reforçar os comportamentos de segurança dos trabalhadores na área portuária. Confira abaixo:
I – Cultura de prevenção
Seja proativo e adote as medidas necessárias para tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro. Sempre que identificar uma situação de risco, intervenha imediatamente, pois o acidente pode ocorrer antes mesmo de você reportar o fato. Ao ser abordado por um colega, agradeça; esteja certo de que esta pessoa se importa com você.
II – Posicionamento Seguro
Jamais permaneça ou passe embaixo de cargas suspensas. Transite sempre pelo “Caminho Seguro” (faixa azul nas vias) e atravesse sempre nas faixas de segurança. Não circule perto dos cabos de amarração, não ultrapasse faixa amarela no cais sem colete salva-vidas. Procure um local seguro caso precise utilizar o celular. Usar o celular ou fumar em áreas operacionais são ações que comprometem sua atenção, além de aumentar o risco de incêndio.
III – Operação de Equipamentos
Antes de iniciar as atividades, inspecione os dispositivos de movimentação (cabos, correntes, cintas e laços sintéticos) e verifique se todos os itens de segurança do equipamento estão funcionando adequadamente. Caso encontre alguma irregularidade no equipamento, informe imediatamente o profissional de manutenção.
- Comunique imediatamente o seu superior sobre o mau funcionamento de qualquer dispositivo de segurança.
- É proibido tornar inoperante qualquer dispositivo de segurança.
- Nunca opere um equipamento sem estar habilitado, nem ultrapasse a capacidade máxima do equipamento e dispositivos de movimentação.
IV – Atenção ao uso de EPIs
Sempre use os EPIs obrigatórios para as atividades que for executar. Nenhum trabalhador está autorizado a executar suas atividades sem os EPIs necessários. Caso seu EPI não esteja em boas condições de uso ou não ofereça a proteção necessária, você deve exigir a substituição dos equipamentos antes de iniciar os trabalhos.
V – Apresentação pessoal no trabalho
Apresente-se para o trabalho sempre em boas condições físicas e psicológicas. Nunca trabalhe sob efeito de álcool, drogas ou substâncias que diminuam sua aptidão para o trabalho, em razão da total incompatibilidade com a segurança de todos os trabalhadores. Caso você esteja em tratamento com algum medicamento que altere o seu nível de concentração, comunique imediatamente seu gestor.
VI – Caminhe, não corra.
Quando corremos, aumentamos as chances de ocorrer acidentes como quedas, entorses, contusões e luxações. O uso de vestimentas de alta visibilidade, com faixa refletiva, é obrigatório em toda a área alfandegada. Caminhe pelos locais indicados para pedestres. Ao cruzar com um equipamento, pare, olhe, escute; certifique-se de que o operador está ciente da sua presença.
VII – Segurança a bordo de embarcações
Quando a bordo dos navios, tenha em mente que você está trabalhando em um ambiente não controlado pelo operador portuário, OGMO ou Autoridade Portuária. Muitas vezes os riscos das embarcações fogem da gestão da empresa e, portanto, cabe a você percebê-los e intervir imediatamente. Ao acessar ou descer da embarcação, utilize sempre o corrimão. No convés, a circulação deve ser efetuada pelo lado mar; fique atento à movimentação de cargas. Mantenha o ambiente sempre organizado e tenha atenção redobrada durante as operações de peação e despeação.
VIII – Permissão de Trabalho
Antes de executar uma tarefa elabore análise de risco. Não realize nenhuma atividade sem estar habilitado e autorizado. Trabalhos especiais que necessitam a liberação de área segura: trabalho em altura, espaço confinado, serviços com eletricidade e trabalhos a quente (ex. solda, corte a quente, uso de esmerilhadeira), demolição e escavação. Caso identifique algum risco não contemplado na análise, pare imediatamente a atividade e comunique seu superior. Ao término da atividade, lembre de deixar sua área de trabalho limpa e organizada. Recolha todas as ferramentas e resíduos gerados.
IX – Direção Segura
Respeite a norma de trânsito (Resolução 021/2018) e o Código de Trânsito Brasileiro. Obedeça o limite de velocidade, utilize o cinto de segurança e sempre dê prioridade para os pedestres. Respeite a sinalização horizontal e vertical. Não use o celular enquanto dirige, nem ultrapasse a capacidade máxima permitida de carga.
X – Procedimento de Emergência
Em casos de incêndio, acidentes de trabalho, vazamento de produtos perigosos, é fundamental agir o mais rápido possível para que os danos sejam minimizados. Avistando qualquer ocorrência, informe imediatamente todos à sua volta e comunique a Unidade de Segurança através do telefone: (48) 3355-8989, para que o socorro seja acionado (Corpo de Bombeiros, SAMU e/ou Brigadistas).
Em caso de abandono, desligue todos os equipamentos e deixe seu local de trabalho em condições seguras; jamais abandone equipamentos com carga suspensa. Deixe o local de trabalho de forma calma e ordenada, dirigindo-se ao ponto de encontro mais próximo e seguro; aguarde novas orientações. Sempre fique atento às rotas de fuga.