O projeto Costa Butiá faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da SCPar Porto de Imbituba. Tem como objetivo incentivar a conservação da Mata Atlântica, resgatar um patrimônio cultural imaterial de Imbituba, que é o artesanato com a palha do butiá, palmeira nativa do litoral de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, ameaçada de extinção.
Desde 2018 desenvolve ações de capacitação dos artesãos locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. A arte de transformar a palha do butiá em artigos como chapéus, bolsas e chinelos é uma técnica antiga que estava em risco de esquecimento em Imbituba. O projeto reúne um grupo de 12 pessoas, as quais participaram de cursos de capacitação, ministrados por Sílvia Stutzer, artesã profissional, e Cacilda Custódia da Silva, única imbitubense que lembrava de todas as etapas para a produção de peças com a palha do Butiá.
Além do perfil no Instagram @costabutia, a Cartilha Butia catarinensis também integra as ações de conscientização do Projeto. O livreto traz informações sobre a espécie, seus usos tradicionais e dicas de como produzir artesanato com a palha da palmeira. Também apresenta boas práticas para o manejo e a conservação da planta.
Acesse a cartilha: https://www.portodeimbituba.com.br/downloads/ambiental/Cartilha_Costa_Butia.pdf