Porto de Imbituba treina fluxo de atendimento de caso suspeito de Covid-19 a bordo

Back to Notícias

Porto de Imbituba treina fluxo de atendimento de caso suspeito de Covid-19 a bordo

11/12/2020

Nesta quinta-feira (10), foi realizado no Porto de Imbituba um simulado de mesa do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública do complexo portuário, com cenário fictício de suspeita de Covid-19 a bordo de embarcação. O exercício reuniu representantes da Anvisa, agências marítimas, da Unidade de Segurança e do Setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

O grupo simulou uma emergência a bordo de navio atracado, onde um dos tripulantes estava passando mal e apresentando sintomas compatíveis com o diagnóstico de Covid-19. Os participantes realizaram a sequência de eventos, de acordo com o fluxograma de ocorrência a bordo previsto no Plano de Contingência. Em seguida, debateram sobre as estratégias adotadas e esclareceram dúvidas.
“O objetivo foi integrar os agentes envolvidos para verificar a disponibilidade e a funcionalidade dos recursos, a qualidade dos procedimentos de comunicação, bem como testar estratégias de resposta para que as possíveis ocorrências sejam atendidas com eficácia e eficiência”, explica Camila Amorim, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da autoridade portuária.
Para Filipe Ferreira de Oliveira, operador de navios da agência Orion, representando o segmento das agências marítimas que atuam no Porto de Imbituba, a realização deste simulado é essencial, tendo em vista o aumento dos casos da doença e a importância de um procedimento adequado para agilizar ainda mais os atendimentos. “Em nossa agência já possuímos um comitê específico para tratar de casos relacionados à Covid-19, e o simulado me proporcionou uma melhor visualização dos cuidados necessários para realização do procedimento desde a comunicação do caso por parte do comando da embarcação até o atendimento médico ao tripulante”, destaca Oliveira.

Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba

Share this post

Back to Notícias