Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
O Complexo Portuário de Imbituba, sob a gestão da SCPAR, alcançou um marco histórico na movimentação de cargas, com o registro de mais de 7,2 milhões de toneladas no acumulado até outubro de 2024, um crescimento de 14,7 % em relação ao mesmo período de 2023. Este desempenho reflete um aumento significativo tanto nas operações anuais quanto nas movimentações mensais, com outubro destacando-se ao registrar 729,6 mil toneladas de carga movimentada, o que representa um crescimento de 28,6 % em comparação com o mesmo mês de 2023.
No mês de outubro, o Porto de Imbituba também recebeu 29 navios, acumulando 281 embarcações até o final de outubro, o que representa um aumento de 14,2 % em relação a 2023. Esse fluxo de navios reflete o aumento das operações e a consolidação do porto como um importante hub logístico da Região Sul. No entanto, comparado com setembro de 2024, houve uma redução de 12,2 % na movimentação de cargas, principalmente em função do pico de resultados de setembro.
Entre os principais produtos movimentados, destacam-se o coque de petróleo, os contêineres, o sal, os farelos de soja e de milho, o açúcar (granel) e o trigo. O açúcar, por exemplo, teve uma movimentação de 549,8 mil toneladas em apenas seis meses de operação no ano, representando 7,6 % do total de cargas do Porto de Imbituba. Além disso, as exportações representaram 51,7 % da movimentação total de cargas, com um crescimento de 14,9 % na comparação com o mesmo período de 2023. Já as importações aumentaram 20,7 %.
A cabotagem, que envolve a navegação entre portos do Brasil, representou 9,1% da movimentação do Porto de Imbituba até outubro de 2024, mas registrou uma queda de 11,4 % em relação ao ano anterior. Por outro lado, os granéis sólidos, como coque de petróleo, sal, farelos de soja e de milho, trigo e açúcar (granel), foram responsáveis por mais de 5,8 milhões de toneladas de cargas no acumulado do ano, representando 80,3 % de toda a movimentação portuária, com um crescimento superior a 11,5 % em relação a 2023. O coque de petróleo foi o principal item dentro dessa categoria, com mais de 1,69 milhão de toneladas movimentadas.
Perspectivas de Crescimento
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, também reforça que os números demonstram o crescimento e a relevância do Porto de Imbituba para a economia local e regional.
O diretor-presidente da SCPAR, Urbano Lopes de Sousa Netto, destaca que esses resultados são fruto de um trabalho conjunto que visa a melhoria contínua da gestão portuária, seja em aspectos operacionais, regulatórios, administrativos ou ambientais, almejando um futuro competitivo e eficiente para o complexo.
Segundo números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de exportação e importação em Imbituba movimentaram mais de 1,92 bilhão de dólares, no acumulado até outubro de 2024, crescimento expressivo de 17,4 % em relação ao igual período de 2023.
Em resumo, o Complexo Portuário de Imbituba continua a se destacar no cenário logístico nacional, com resultados que não apenas superam marcas históricas, mas também indicam uma trajetória sólida de crescimento e expansão.
Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba
Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br
(48) 98482-4737