Porto de Imbituba recebe seminário para compreender as novidades da NR-29
Na última semana, o Porto de Imbituba recebeu o seminário “Entendendo a NR-29”, promovido pelo Órgão Gestor de Mão de Obra de Imbituba (OGMO), com o apoio da SCPAR Porto de Imbituba. A normativa, que passou por atualização em 2022, estabelece as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no trabalho portuário e as diretrizes para a implementação do gerenciamento dos riscos ocupacionais.
O evento no Porto de Imbituba teve como objetivo difundir conhecimento qualificado sobre o tema junto a 40 representantes dos operadores, arrendatários, sindicatos, trabalhadores e autoridade portuária.
O diretor executivo do OGMO e presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Imbituba, Gilberto Barreto, abriu o encontro com um panorama estatístico do perfil dos trabalhadores portuários vinculados ao órgão, treinamentos realizados, produtividade dos últimos anos, dentre outros dados. Hoje, o OGMO conta com 238 trabalhadores portuários avulsos aptos à escalação.
Na pauta principal, o encontro contou com palestras dos especialistas Hemerson Braga e Rodrigo Aoki Fuziy. Hemerson é coordenador do Comitê técnico de SSMA da Federação Nacional das Operações Portuária (FENOP) e representante dos operadores portuários nas discussões de alteração das NRs. Já Rodrigo é auditor-fiscal do Trabalho, coordenador da Unidade Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário de São Paulo e coordenador da bancada de governo para a última revisão da NR-29. Os especialistas apresentaram os principais pontos da normativa e responderam dúvidas dos participantes.
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba