Porto de Imbituba recebe canoísta de travessia Oiapoque-Chuí
Imbituba está sendo ponto de parada da Expedição Oiapoque-Chuí, realizada desde 2020 pelo atleta Adelson Carneiro, que tem o objetivo de ser o primeiro brasileiro a remar toda a costa do Brasil de caiaque oceânico.
A chegada à cidade ocorreu na manhã de segunda-feira (9), pela praia do Porto, onde foi recepcionado por estudantes da Rede Municipal de Ensino, pelo prefeito e pela equipe da Diretoria Municipal de Esportes. A acolhida foi acompanhada por membros da SCPAR Porto de Imbituba, Corpo de Bombeiros local, Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna e da Soamar. Já próximo da praia, o canoísta foi acompanhado pelo bombeiro Moa Soares e a jovem-nadadora de Imbituba, Helena Pires Francisconi, de 11 anos.
Na reta final da jornada, o canoísta já percorreu 7.100 km, experiência que Adelson compartilhou com a comunidade portuária em uma palestra. Em sua fala, destacou a diversidade e receptividade brasileira, por meio das pessoas que o acolheram e o ajudaram ao longo do caminho, muitas vezes com conhecimento autodidata sobre o lugar que supera os dados disponíveis em bases de pesquisa. Também contou sobre a importância do planejamento do projeto, de conhecer o Brasil nos seus detalhes, de compreender as intempéries no caminho com flexibilidade e positividade.
“É por isso que eu digo às pessoas, persistência, perseverança e, acima de tudo, resiliência, isso são as palavras-chaves das pessoas que querem fazer algo na vida. Não é só em expedição, eu digo na vida cotidiana, na nossa vida em casa, na vida do trabalho, com os amigos, tem que ter perseverança, persistência e vontade de fazer as coisas. Agora o detalhe: tudo isso não vale se não tiver uma coisinha bem pequena que chama-se amor, para poder fazer as coisas e seguir naquele pensamento que você sempre idealizou”, afirmou o canoísta.
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba