Porto de Imbituba recebe 20 contêineres de donativos em prol do RS

Back to Notícias

Porto de Imbituba recebe 20 contêineres de donativos em prol do RS

No último dia (5), o Porto de Imbituba recebeu 20 contêineres de donativos que serão doados para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Pela sua localização estratégica, o Porto de Imbituba é uma alternativa ao Porto de Rio Grande, principal ponto de desembarque das doações que chegam por cabotagem (navegação em águas brasileiras) e incapacitado de receber os donativos, neste momento, pela cheia da Lagoa dos Patos que atingiu o Sul do Rio Grande do Sul.

As cargas, provenientes da campanha “Juntos pelo RS” realizada em todo território nacional, foram destinadas ao navio Monte Sarmiento (Maersk), responsável pelo envio ao estado gaúcho. A louvável ajuda humanitária, de aproximadamente 330 toneladas de alimentos, água, roupas, materiais de limpeza e ração animal, foi operacionalizada pela arrendatária do TECON do Porto de Imbituba, Santos Brasil, e contou com o suporte da integradora logística, Maersk/Aliança.

Outro auxílio fundamental nesta força tarefa partiu dos militares do 28º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC de Criciúma, responsáveis pelo transbordo das doações do navio Monte Sarmiento para o TCG (Terminal de Carga Geral) da Santos Brasil em Imbituba e que serão enviados ao estado vizinho pelos caminhões dos Correios, encarregados pela distribuição dos donativos.

A operação, organizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, busca, com a solidariedade, empatia e apoio da sociedade, diminuir os efeitos da tragédia que abalou o estado vizinho.

Para o coordenador das operações, o diretor de Programa, Tetsu Koike, do Ministério de Portos e Aeroportos, o Porto de Imbituba é fundamental nesses esforços do Governo Federal, em parceria com o setor privado, para fazer chegar as milhares de doações realizadas em todo o País para o Rio Grande do Sul, coletadas a partir das Bases Aéreas da FAB em diversas capitais e transportadas pelo modal marítimo.

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, reafirma o compromisso da Autoridade Portuária em ser um facilitador no processo, neste e nos próximos desembarques que estão previstos. “Enfatizamos o compromisso de apoio e solidariedade do Governo do Estado de Santa Catarina com o nosso estado vizinho”, destaca Urbano.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba
Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br
(48) 98482-4737

 

Share this post

Back to Notícias