Porto de Imbituba inova com instalação de escada e guarda-corpos em material diferenciado no TGL
18/10/2017
Como parte das melhorias que estão sendo realizadas no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Imbituba, foi concluída em setembro a instalação das novas escadas e guarda-corpos. As novas estruturas são compostas por perfis pultrudados, material plástico de última geração, com alta resistência à corrosão, muito utilizado em plataformas de petróleo da Petrobras.
A nova estrutura é produzida em Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), indicado para locais onde há agressividade química do ambiente, como regiões próximas ao mar. A escolha do material foi feita pelo setor de Obras e Infraestrutura da SCPar Porto de Imbituba, após pesquisas e contatos com empresas especializadas. Frente ao aço galvanizado, comumente utilizado nesse tipo de equipamento, os perfis pultrudados apresentam maior durabilidade e menor custo ao longo dos anos, pois não demandam manutenção periódica.
“Além disso, para o nosso caso, o material foi impregnado com a resina éster-vinílica, a qual confere uma proteção extra contra raios UV, a maresia da região e a soda cáustica transportada no terminal”, explica Rebecca Fetter, engenheira civil da Autoridade Portuária.
Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba