16/02/2017
O Porto de Imbituba concluirá nesta sexta-feira (17/02) o carregamento do seu primeiro navio de soja da safra 2017. A embarcação Vanessa Oldendorff atracou no dia 8 de fevereiro e seguirá com destino a Kaliningrado, na Rússia, com 33 mil toneladas do grão. Até o fim do mês, a previsão é exportar aproximadamente 100 mil toneladas através de Imbituba.
Em 2016, a soja representou 22% de toda a movimentação anual do Porto, ultrapassando a marca de um milhão de toneladas. Mas a perspectiva para este ano é ainda mais otimista. Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica safra recorde de grãos 2016/2017, podendo atingir 219 milhões de toneladas.
Segundo a Conab, “a soja e o milho permanecem como principais culturas produzidas no país. Os dois produtos correspondem a quase 90% do que é produzido. A soja deve alcançar uma produção acima de 105,56 milhões de toneladas. Para o milho a estimativa é de 87,41 milhões de toneladas, distribuídas entre primeira safra (28,81 milhões de toneladas) e segunda safra (58,59 milhões de toneladas)”.
Importante solução logística na região sul de Santa Catarina, o Porto de Imbituba, através da SCPar Porto de Imbituba, seus arrendatários, operadores e demais agentes da iniciativa privada, está se preparando cada vez mais para o escoamento da produção brasileira de grãos. Entre as melhorias em infraestrutura previstas para serem concluídas ainda no primeiro semestre deste ano estão a pavimentação da rodovia que liga a BR-101 ao Porto, agilizando o acesso portuário, e novos armazéns dentro e fora do Porto, que ampliarão a capacidade de estocagem em cerca de 500.000 toneladas.
Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba