Porto de Imbituba debate perspectivas de mercado com os portos do Sul

Back to Notícias

Porto de Imbituba debate perspectivas de mercado com os portos do Sul

17/09/2015

A equipe do Porto de Imbituba participou, nos dias 15 e 16 de setembro, do Congresso Navegar 2015, com o tema “As possibilidades de crescimento no mercado global com sustentabilidade”. O evento, que aconteceu em Porto Alegre, contou com a participação de empresários do setor de transportes, gestores de portos, representantes do governo, consultores e especialistas da área.
Durante sua apresentação, o diretor comercial do Porto de Imbituba, Marcelo Vargas Schilichting, destacou o trabalho da administração do porto que em dois anos alcançou um crescimento de 60% na movimentação de cargas. Além disso, enfatizou a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, como um grande facilitador do acesso para cargas oriundas do Rio Grande do Sul e do sul do estado de Santa Catarina. Segundo ele, a administração do porto trabalha com o foco na atração de novas linhas para consolidar o Porto de Imbituba como uma solução logística completa para seus clientes.
Rodrigo Orsoltetta, gerente comercial da Santos Brasil, que administra o terminal de contêineres do Porto de Imbituba – Tecon Imbituba, também falou sobre o potencial de crescimento da área e os diferenciais oferecidos. Destacou a parceria entre a SCPar Porto de Imbituba e a Santos Brasil, como um fator essencial para o sucesso do terminal. Apresentou a possibilidade de transporte de contêineres pela Ferrovia Tereza Cristina, que liga a região de Criciúma/Içara ao Porto de Imbituba. Para clientes que utilizam o modal ferroviário a redução no custo do frete pode chegar a 47%, graças a um esforço conjunto da Santos Brasil e da Administração do Porto de Imbituba em reduzir as tarifas e incentivar este tipo de transporte. Além disso, ressaltou a importância da homologação da nova profundidade do porto, que já está em fase final e permitirá a atracação de navios maiores, e deve resultar em um aumento substancial na movimentação.

Share this post

Back to Notícias