Porto de Imbituba conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC com Projeto de Monitoramento da Baleia Franca

Back to Notícias

Porto de Imbituba conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC com Projeto de Monitoramento da Baleia Franca

23/06/2016

O Porto de Imbituba conquistou o Prêmio EMPRESA CIDADÃ ADVB/SC 2016, na categoria Preservação Ambiental com o case “Programa de Monitoramento da Baleia Franca no Porto de Imbituba e adjacências”.
O programa, desenvolvido em conjunto com o Projeto Baleia Franca, tem por objetivo a preservação do habitat natural da Baleia Franca, animal que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. O programa é desenvolvido de julho a novembro, período em que o litoral de Imbituba (SC), município preferido da espécie, recebe dezenas de baleias. O monitoramento é realizado de duas formas, através de pontos fixos e monitoramento aéreo. São três pontos fixos e três sobrevoos que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, de o sul de Florianópolis até o Balneário Rincão.
As observações visam não só avaliar e minimizar o risco de colisão e ruídos sonoros com embarcações, mas ampliar o conhecimento sobre as baleias nessa região para preservação da espécie. Apesar de figurar na lista dos animais que correm risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a população de baleias tem registrado um aumento de cerca 12% ao ano, fruto de programas de pesquisa, preservação e monitoramento contínuo da espécie. Devido à alta frequência de baleias na região, o projeto mostra como é possível dar continuidade à operação e expansão portuária de forma responsável e sustentável.
O Porto de Imbituba já conquistou, em janeiro deste ano, o Prêmio Expressão de Ecologia com o mesmo projeto.
Sobre o Prêmio ADVB
O Prêmio Empresa Cidadã ADVB chega a 18º edição. A iniciativa busca reconhecer empresas e instituições catarinenses que se destacam em três áreas: Preservação Ambiental, Desenvolvimento Cultural e Participação Comunitária. A entrega da premiação acontecerá no dia 02 de agosto, no Parque Ambiental da Tractebel em Capivari de Baixo. Os cases apresentados foram julgados por um time de professores da ESPM-Sul. Entre os critérios de avaliação estão: relevância da iniciativa, originalidade, resultado, benefício e alcance do projeto.

Share this post

Back to Notícias