Porto de Imbituba celebra a 100ª escala do Navio Vicente Pinzón
O navio porta-contêineres Vicente Pinzon alcançou, em março, a marca histórica de 100 atracações no Cais 2 do Porto de Imbituba. O navio integra a linha de cabotagem ALCT2, da Aliança Navegação e Logística, que escala semanalmente o Complexo Portuário de Imbituba e conecta a Região Sul com o Nordeste brasileiro. Para celebrar este importante momento, o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, entregou, nesta quarta-feira (2), uma placa de homenagem ao Vicente Pinzón, durante sua 101ª escala.
O ato simbólico contou com a presença da tripulação e do comandante Eduardo Mesquita, que recebeu a homenagem em nome da embarcação. A reverência também foi acompanhada pela Gerente de Operações da Autoridade Portuária, Cássia Reis, além de representantes da Agência Marítima Imbituba (AMI), responsável pelo navio, e da Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres, a qual também entregou uma placa em saudação pelo marco histórico.
Com 254,87 metros de comprimento (LOA) e 37,4 metros de largura (boca), o Vicente Pinzón navega sob bandeira brasileira e tem capacidade para transportar até 4.898 contêineres de 20 pés (TEU). No Porto de Imbituba, tem papel fundamental no escoamento de produtos estratégicos, como o arroz e a cerâmica produzidos no sul do estado.
Recentemente, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF), Beto Martins, ressaltou que a consistência das operações e a confiança das empresas na infraestrutura portuária são essenciais para garantir a competitividade de Santa Catarina. Nessa mesma linha, o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira, apontou que o alcance de mais de 100 escalas do Vicente Pinzon simboliza a crescente relevância da infraestrutura local no cenário do comércio. “Essa conquista evidencia a importância do Porto de Imbituba na logística marítima internacional e sua contribuição fundamental para a economia catarinense”, destacou.
“A cabotagem é um pilar estratégico da matriz logística brasileira, especialmente para conectar o Sul aos outros estados do país. A Aliança se orgulha em celebrar essa importante marca, da centésima atracação do nosso navio Vicente Pinzon no Porto de Imbituba, reflexo do trabalho conjunto e confiança mútua entre nós, o Porto de Imbituba e nossos clientes e parceiros”, enfatiza Luiza Bublitz, presidente da Aliança Navegação e Logística. “Esse marco não apenas reforça a posição estratégica do estado de Santa Catarina, no cenário logístico nacional, como contribui para o crescimento das cadeias produtivas locais, fundamentais para o desenvolvimento econômico da região”, completa a executiva.