Porto de Imbituba avalia isolamento elétrico de EPIs utilizados na área portuária
24/03/2017
Na última quinta-feira (23), os setores de Engenharia/Infraestrutura e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPar Porto de Imbituba concluíram mais uma etapa da adequação das instalações portuárias à Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Nesta fase do programa, a equipe realizou testes de isolamento elétrico dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados na área portuária.
Luvas, capacetes, varas de manobra e detectores de tensão foram alguns dos EPIs avaliados. Após submetidos à alta tensão, que chegou a 50.000 volts, os equipamentos aprovados receberam uma etiqueta de rastreamento com o respectivo laudo de isolação. A medida permite o acompanhamento da qualidade dos EPIs utilizados, garantindo que estejam em perfeito estado de conservação, e amplia a segurança dos trabalhadores portuários.
O que é a NR-10
A NR-10 é emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e orienta a implantação de sistemas preventivos que garantem a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente em serviços com eletricidade e instalações elétricas. Ao todo, 136 processos serão desenvolvidos pela SCPar Porto de Imbituba ao longo do ano para que o Porto esteja em conformidade com os padrões exigidos pela regulamentação. Medidas como aquisição de ferramentas com isolação adequada, identificação dos circuitos elétricos, rotina de medição de aterramento e estabelecimento de análises de risco são algumas das ações já iniciadas pela empresa.