Porto de Imbituba atua na prevenção ao Coronavírus

Back to Notícias

Porto de Imbituba atua na prevenção ao Coronavírus

14/03/2020

Desde o final de janeiro a SCPAR Porto de Imbituba está atuando na prevenção ao Covid-19. Divulgamos materiais informativos da Anvisa (boletim epidemiológico e spot) aos servidores da companhia e repassamos as informações às empresas que atuam no Porto, como trabalhadores portuários, prestadores de serviços, operadores e agentes marítimos, através de e-mail, cartazes e grupos de WhatsApp.

Reforçamos a distribuição de dispensers de álcool gel e cartazes com dicas de prevenção a gripes em pontos estratégicos de circulação de pessoas no porto, como portarias, casas de convivência e prédios administrativos.

Estamos em contato direto com o Posto da Anvisa em Imbituba, localizado dentro do próprio porto, e com a Secretaria de Estado da Saúde. Portanto, as medidas necessárias à prevenção estão sendo adotadas em parceria com diversos órgãos. No final de janeiro e início de fevereiro a SCPAR Porto de Imbituba promoveu duas reuniões para esclarecer informações sobre o controle sanitário realizado no Porto e alinhar medidas preventivas contra o Novo Coronavírus. Os encontros reuniram representantes de diversas instituições que atuam no Porto, tais como SCPAR, Anvisa, Antaq, Marinha, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, OGMO, sindicatos, agência marítima e operador portuário. A última reunião contou também com representantes da vigilância sanitária, epidemiológica e de saúde municipal, regional e estadual.

O plano de contingência do Porto de Imbituba contra doenças de emergências de saúde pública, como a Febre Amarela e o Novo Coronavírus, foi concluído nos últimos dias e será lançado oficialmente nos próximos dias, mas já pode ser acionado.

Nenhum navio pode atracar ou operar no Porto sem a autorização da Anvisa, a qual emite o Certificado de Livre Prática (CLP). Este certificado apenas é concedido pelo órgão interveniente mediante apresentação e análise da Declaração Marítima de Saúde, da lista de viajantes com respectivos locais e datas de embarque e desembarque e possíveis registros de atendimento de bordo, medidas que permitem detectar a presença de patologias nos tripulantes. A troca de tripulação também é monitorada pela Anvisa.

Ressaltamos que há um controle rígido sanitário sobre todas as embarcações que aportam em Imbituba, assim como para troca de tripulação e que neste momento de atenção global ao Coronavírus, os esforços são coletivos para preservar a saúde e segurança de todos.

Administração SCPAR Porto de Imbituba

Share this post

Back to Notícias