Back to Notícias Back to Notícias
22out
22/10/2015
O II Congresso Internacional de Desempenho Portuário – CIDESPORT, que se realizará entre os dias 02 e 04 de dezembro em Florianópolis, contará com a apresentação do artigo: “A estratégia portuária ligada ao aumento das movimentações de grãos agrícolas no Porto de Imbituba”. O trabalho escrito por Maurício Tonial, engenheiro civil, Mairo Puccini Serralha, Gerente de Obras, e Pablo de Almeida da Fonseca, gerente de operações do Porto de Imbituba, ressalta o crescimento da movimentação de granéis sólidos pelo porto, especialmente soja, milho, trigo, malte e cevada.
O aumento da movimentação deste tipo de carga é atribuído principalmente às melhorias realizadas na infraestrutura da área portuária e na gestão operacional, tais como: atualização do sistema aduaneiro, triagem, manutenção de tarifas, pavimentação de vias e recuperação de armazéns. Além disso, a ligação com a Ferrovia Teresa Cristina e as obras de aumento da profundidade do porto demonstram o potencial de crescimento do complexo portuário para toda a região e projetam a ampliação dos negócios.
Outro fator destaque para o desenvolvimento desse mercado, é que o carregamento de grãos agrícolas que ocorre no Porto de Imbituba é referência para outros portos brasileiros. O desenvolvimento das operações é marcado pela eficiência, com produtividade média de 10.000 a 12.000 toneladas por dia. “Este trabalho de pesquisa é importante para que o mercado conheça o potencial estratégico que vem sendo adotado pelo Porto de Imbituba para atender a demanda crescente deste setor da economia, que apresenta forte tendência de crescimento para os próximos anos” – afirma Maurício Tonial, autor do artigo.
O Porto de Imbituba é o único complexo portuário que apresentará um artigo no evento, os demais são escritos por pesquisadores ligados às Universidades.
Para maiores informações e inscrições para participação no evento acesse: www.cidesport.com.br