Polícia Federal realiza curso de mergulhador de segurança pública com especialidade em varredura em casco de navio no Porto de Imbituba

Back to Notícias

Polícia Federal realiza curso de mergulhador de segurança pública com especialidade em varredura em casco de navio no Porto de Imbituba

No dia (18), a Polícia Federal por meio da Conportos/DPA/PF (Comissão de Segurança Pública nos Portos Terminais e Vias Navegáveis) em conjunto com a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crimes, na sigla em inglês) e a Embaixada dos EUA, realizaram no Porto de Imbituba, o Curso de Mergulho de Segurança com Especialidade em Varredura em Casco de Navio que está em sua segunda turma. No total, sete agentes, sendo cinco da Polícia Federal e dois oficiais estrangeiros do Senegal, participaram da ação. Os mergulhadores brasileiros pertencentes aos quadros da Polícia Federal são dos estados do Ceará, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, além dos dois agentes senegaleses, que também colaboraram com as simulações. Uma parte da formação, denominada de Curso de Mergulho de Segurança Pública, foi realizada em Bombinhas – SC. O treinamento teve como objetivo preparar os profissionais para atuar em situações que tenham que realizar a extração de ilícitos com maior segurança e eficiência.

A Polícia Federal doou máscaras de mergulho “facial full face”, uma mesa de fora da superfície (com comando para comunicação com a equipe de mergulho), além de coletes de mergulho, para o estado de Santa Catarina e que serão utilizados pelo Porto de Imbituba e pelos outros Portos catarinenses. Os equipamentos de ponta irão compor, com os materiais já utilizados pela Autoridade Portuária, e auxiliar o trabalho dos técnicos. Tais equipamentos foram inicialmente doados à Polícia Federal pela embaixada dos Estados Unidos via UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crimes)

O tráfico via subaquático avança constantemente e com isso os órgãos fiscalizadores e de controle precisam estar aptos para o combate ao narcotráfico, ao descaminho e ao contrabando, preparando os profissionais e contando com equipamentos de última geração. Desta forma, cursos, aperfeiçoamentos e especializações tornam-se de suma importância para o segmento portuário.

 

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737

Share this post

Back to Notícias