A atuação do Porto de Imbituba está pautada em uma série instrumentos de planejamento, desde o nível nacional até a gestão da Autoridade Portuária, os quais estão interligados, buscando uma atuação coerente e sustentável no longo prazo.
Plano Mestre
Clique aqui e acesse.
Serve de orientação a investimentos na infraestrutura do porto, conferindo também uma visão estratégica do desenvolvimento do complexo portuário ao longo dos próximos anos. O documento ainda indica ações necessárias às operações, envolvendo gestão, meio ambiente, melhorias operacionais e interação porto–cidade, em elevado nível de qualidade dos serviços.
De modo mais específico, o Plano Mestre destaca as características das instalações portuárias e faz a análise dos condicionantes físicos e operacionais, de seus impactos sobre o meio ambiente e sua interação com os municípios circunvizinhos. Além disso, é composto pela projeção de demanda de cargas, pela avaliação da capacidade instalada e de operação e, como principal resultado, discute as necessidades e alternativas de expansão do complexo portuário para um horizonte e planejamento até 2060.
Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Imbituba – 2034
Clique aqui e acesse.
O documento descreve a situação atual do porto e traça seu horizonte até 2034, propondo um caminho de desenvolvimento que se altera entre os cenários de curto, médio e longo prazo.
A primeira parte do plano detalha as instalações de armazenagem e equipamentos portuários, descreve as áreas arrendadas e arrendáveis, instalações retroportuárias, áreas de apoio logístico, instalações de suprimentos, como energia elétrica e telecomunicações, situação socioambiental e aspectos de segurança portuária, dentre outros temas de grande relevância para o avanço sustentável do porto.
O documento apresenta também o plano operacional, onde lista melhorias operacionais e de gestão, proposições de reorganização estratégica de áreas, além de investimentos para modernizar as instalações portuárias e seus acessos, e adequar a infraestrutura às demandas operacionais.
Plano Estratégico Integrado
Clique aqui e acesse.
Instrumento de planejamento da SCPAR Porto de Imbituba. Atende os preceitos da Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais) e norteia os caminhos da empresa (objetivos, indicadores e macroações) pelos próximos 5 anos. O documento é revisado anualmente.