Operações de celulose completam um ano de execução no Porto de Imbituba
Nesta semana completa-se um ano da movimentação de celulose no Porto de Imbituba. A operação inaugural, concluída em 17 de maio de 2020, foi executada como teste com a expectativa de que a carga integrasse o catálogo de operações regulares. Desde então, o Porto tem adquirido experiência e aprimorado sua produtividade, somando hoje mais de 200 mil toneladas de celulose movimentada.
A operação mais recente de embarque ocorreu ainda no início do mês, no dia 6 de maio. Aproximadamente, 60 mil toneladas da carga já foram embarcadas este ano e, em 2020, foram 141 mil toneladas. O mês de destaque das operações de celulose no Porto foi novembro, quando 21 mil toneladas foram movimentadas em apenas uma operação.
A empresa responsável pelas operações de celulose é a Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Carga Geral (TCG) na área portuária. A carga é originada do município de Três Lagoas (MS) e tem como destino usual a China e a Coreia do Sul. “Seguindo na sua missão multipropósito, o Porto de Imbituba continua expandindo seu portfólio de operações, aumentando sua competitividade e fidelizando novas cargas”, destaca o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera.
As experiências adquiridas pelo Porto ao longo desse último ano refletem na consolidação da movimentação da carga e no aumento da produtividade. A celulose é considerada uma carga limpa e é matéria-prima para diversos tipos de papel, assim como para fraldas descartáveis, tecidos e outros produtos do cotidiano.
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba