Operação de coque atrai novos negócios no Porto de Imbituba
O Porto de Imbituba vem expandindo seu portfólio de clientes de granéis minerais e, na última semana, realizou a primeira exportação de coque não calcinado para a americana Oxbow Carbon & Minerals. Foram embarcadas 15,1 mil toneladas no navio GLOBAL EFFORT, com destino aos Estados Unidos (EUA). A operação comercial tem uma movimentação estimada em 350 mil toneladas por ano.
O primeiro embarque foi realizado no Berço 2, entre os dias 7 e 9 de abril, com 34 horas de operação. O produto é originado nas refinarias da Petrobrás em Araucária (PR) e em Canoas (RS). Para o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, a atração de novos negócios é um objetivo que tem sido trabalhado fortemente por toda a comunidade portuária de Imbituba e reflete no crescimento do Porto e do município, ampliando receitas e empregos. “Além de atender o mercado e aprimorar seus processos operacionais para qualificar a experiência do usuário, o Porto de Imbituba fomenta o desenvolvimento regional e reforça seu papel na facilitação da cadeia logística”, complementa Riera.
A Oxbow é uma das maiores empresas do mundo no segmento de comercialização e processamento de produtos de carbono e derivados de petróleo a granel, especializada em coque verde de petróleo. As operações com a Oxbow no Porto de Imbituba estão a cargo da Granéis Imbituba e Friendship está realizando o agenciamento dos navios.
O coque foi a carga mais movimentada no Porto de Imbituba nos últimos anos. Em 2020, cerca de 1 milhão de toneladas do mineral passaram pelo Porto, principalmente em operações de importação dos EUA, mas também com embarques para o Bahrein, Canadá, China e EUA.
Crédito das fotos: Friendship (capa) e Granéis Imbituba (corpo do texto)
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba