Nova ampliação da via férrea entra em pauta no Porto de Imbituba
Engenheiros da SCPAR Porto de Imbituba e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) se reuniram nesta quinta-feira (25) para tratar da próxima fase de ampliação da via férrea presente no Porto de Imbituba. As equipes visitaram os locais previstos para receber a construção de duas linhas paralelas ao trajeto já existente, cada uma contendo cerca de 300 metros de trilhos. O início das obras deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2021.
A nova estrutura visa facilitar as operações de transporte, possibilitando a execução de mais manobras dentro da área do Porto. Esta é a segunda fase de um projeto de expansão que vem sendo alinhado pela FTC, junto à Autoridade Portuária, desde 2019. Em setembro de 2020, foi inaugurada a pera ferroviária, extensão de trilhos que conectou o trajeto interno, facilitando a entrada e saída de trens. A terceira e última etapa prevê a conexão direta com o Terminal de Contêineres (TECON), para transbordo de cargas diretamente no TECON.
Diariamente, cerca de 50 contêineres chegam ao Porto pela ferrovia. As cargas partem de Imbituba via escala semanal da linha de cabotagem.