NOTA OFICIAL – Operação de contêineres em Imbituba
A SCPAR Porto de Imbituba informa a toda comunidade e clientes que, tendo em vista o elevado número de contêineres que passaram a ser atendidos no Terminal de Contêineres da Santos Brasil em Imbituba nas últimas semanas, estão sendo constatadas dificuldades de atendimento e liberação dessas cargas. Para se ter uma dimensão mais clara da situação, são movimentados no Porto de Imbituba, em média, 4.100 contêineres por mês, principalmente de cabotagem. Com o redirecionamento das cargas, Imbituba recebeu em pouco mais de uma semana cerca de 7.000 contêineres do exterior.
A demanda excepcional é devido ao fechamento de barra do rio Itajaí-Açu, que afetou diretamente os portos daquela região, tendo sido o Porto de Imbituba a solução logística viável para minimizar a impossibilidade de atracação de navios.
Cabe ressaltar que, como porto público, a administração da infraestrutura do Porto é realizada pela Autoridade Portuária, por meio da SCPAR Porto de Imbituba, e toda a operação de contêineres é de responsabilidade da Santos Brasil, arrendatária do terminal específico da carga, a qual está gerenciando essas operações.
Desde o primeiro momento, estamos mantendo contato permanente com os envolvidos (Santos Brasil, comunidade empresarial do comércio exterior catarinense, Antaq, MAPA, Polícia Militar, Prefeitura, dentre outros). Foram realizadas fiscalizações e reuniões com o objetivo de compartilhar informações sobre as medidas adotadas e de agilizar a operação. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina também está acompanhando a situação, tendo o secretário-adjunto, Robison Coelho, participado das reuniões.
A Santos Brasil reforçou seu comprometimento com a eficiência operacional e informou as seguintes ações em andamento para agilizar a liberação de cargas:
- A arrendatária passou a atuar 24 horas por dia;
- A equipe foi reforçada com 20 trabalhadores operacionais, além do apoio da equipe de registro, captação, prontidão de carga, comercial, documentação e relacionamento da unidade de Santos (SP);
- Contratação de pátio de triagem emergencial, diminuindo impacto de veículos no entorno do Porto (atualização em 26/10 – pátio disponibilizado no Posto Simon, localizado às margens da BR-101);
- Comunicação da evolução na disponibilidade de equipamentos de movimentação de cargas, visto que a empresa está buscando a locação de mais reach stackers;
- Solicitação da lista de contêineres parametrizados pelo MAPA;
- Manutenção da transparência de informações junto aos órgãos intervenientes e clientes, informando-os da situação.
Por parte da Autoridade Portuária, além da mediação da questão, a SCPAR está realizando a fiscalização operacional e prestando todo o apoio possível, 24 horas por dia, com suas equipes de operações, segurança, administrativa etc., para auxiliar nas dificuldades encontradas.
Os desafios são muitos, mas continuaremos atuantes, transparentes e à disposição de todos na busca dessas soluções. Os assuntos relativos às operações de contêineres da Santos Brasil em Imbituba podem ser tratados por meio do telefone (13) 2102-9000 e do e-mail: relacionamento.tci@santosbrasil.com.br