Mancha alaranjada é identificada nas proximidades do Porto de Imbituba

Back to Notícias

Mancha alaranjada é identificada nas proximidades do Porto de Imbituba

Nos últimos dias, uma “mancha” alaranjada vem surgindo nas praias de Santa Catarina e tem causado curiosidade na população e consequentemente o alerta de órgãos ambientais. Sua visualização também foi detectada em praias de Imbituba e nas proximidades do Porto.

Segundo a equipe de meio ambiente da SCPAR Porto de Imbituba, essa mancha de cor alaranjada já havia sido observada em anos anteriores na área do porto de Imbituba, porém em menores concentrações. Na época foi solicitado para a Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, que executa as atividades de monitoramentos ambientais para a SCPAR Porto de Imbituba, a coleta de amostra para análise e identificação da composição da “mancha alaranjada”. O resultado mostrou que o material coletado é de origem biológica, sendo composto, principalmente, por microalgas marinhas, o que pode ser classificado como um bloom de microalgas, ou seja a proliferação excessiva, em um ambiente aquático, de organismos planctônicos, em geral microalgas e cianobactérias, isoladas ou em conjunto com outros microrganismos.

É importante salientar que o ocorrido não tem qualquer relação com as atividades atividades empreendidas pelo Porto, para tanto a equipe técnica está atenta para o fenômeno e se necessário realizará ações com brevidade.

Para a oceanógrafa da SCPAR Porto de Imbituba, Camila Amorim, essas manchas são oriundas da proliferação de microalgas da espécie Noctiluca scintillans, um organismo unicelular pertencente ao grupo dos dinoflagelados, sendo notável por sua capacidade de bioluminescência, um fenômeno bioquímico que resulta na emissão de luz visível, que inclusive foi visto por moradores da praia da Ribanceira nos últimos dias.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737

Share this post

Back to Notícias