Invista no Porto de Imbituba

Sobre o Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba está localizado em um ponto estratégico no sul do Brasil, a apenas 90 km de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e no centro equidistante das capitais Curitiba (Paraná) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul), destacando seu potencial para ser utilizado como polo de distribuição.

Trata-se de um porto multimodal, pois está conectado aos principais centros produtores e consumidores do Brasil por meio dos modais rodoviário, ferroviário e marítimo. Sua hinterlândia é subsidiada pela BR-101, distante apenas 6 km do Porto, a BR-282, que conecta a serra e oeste catarinense, e a BR-285, que está criando um corredor logístico que integrará os mercados produtores do Rio Grande do Sul com o Porto de Imbituba. Também é atendido pela malha da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que liga o porto ao sul de Santa Catarina, perpassando por 14 municípios e trazendo contêineres diariamente.

A capacidade de acesso marítimo é outro fator de destaque. Com baixo tempo de espera para atracação, possui acesso imediato ao mar aberto e águas protegidas por um molhe de abrigo. Estes fatores permitem manobras de atracação e desatracação rápidas e seguras, com um tempo médio de atracação de 1h20. A estrutura do porto conta com 3 berços operacionais, com profundidades entre 12 e 15 metros, e é capaz de atender navios das classes handymax, panamax, post-panamax e capesize. Seu canal de acesso tem 17 metros de profundidade e bacia de evolução 15,5 metros de profundidade.

As condições climáticas favoráveis, as características e a estrutura do porto possibilitam o recebimento de embarcações e operação 24 horas por dia, todos os dias do ano, com raras restrições de operação.

Em terra, a área portuária é de cerca de 900 mil m² e está estruturada com 5 terminais para armazenagem e movimentação multipropósito: granéis sólidos e líquidos, contêineres e cargas gerais. Também conta com espaços disponíveis para novos arrendamentos e investimentos dentro da poligonal do porto organizado.

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No seu entorno, a até 15 km, a retroárea é formada por vastas áreas com alto potencial, ideal para armazéns, condomínios empresariais, indústrias e centros logísticos. Também está próximo da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), administrada pelo Governo de Santa Catarina.

 

Mercados em que atua

Em 2020, o Porto de Imbituba realizou operações com 27 países. Na exportação, os principais destinos foram: China, Irã, Paquistão, Holanda e Rússia. Quanto à importação, as cargas vieram, sobretudo, dos Estados Unidos, Chile, Irã, Colômbia e China. No Brasil, sua principal área de influência (hinterlândia) para atração de cargas compreende os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A instalação portuária atua em duas frentes de navegação, longo curso (importação/exportação) e cabotagem, as quais atendem principalmente os setores da agroindústria e dos agrominerais.

 

A Autoridade Portuária está comprometida com a segurança em suas faces: safety e security. Possui a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE) e adota uma série de ações de prevenção e proteção do trabalho portuário. Também está comprometida com a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, seguindo rigorosamente seu Plano de Controle, fomentando a relação Porto-Cidade e uma política ambiental assegurada em todos os níveis da Autoridade Portuária.

 

Gestão landlord

O modelo de gestão do porto é mundialmente conhecido como landlord, cuja administração desde 2012 é exercida pela SCPAR Porto de Imbituba – sociedade de economia mista do Estado de Santa Catarina, companhia comprometida com o interesse público na fiscalização das operações e na qualificação da infraestrutura do Porto. Já a operação fica a cargo dos operadores portuários, empresas privadas pré-qualificadas pela Autoridade Portuária, garantindo a livre concorrência.

Neste contexto, o Porto de Imbituba cria um extenso campo de oportunidades de desenvolvimento e estabelecimento de novos negócios.