Iniciam estudos para Fase 2 da ampliação da malha ferroviária no Porto de Imbituba

Back to Notícias

Iniciam estudos para Fase 2 da ampliação da malha ferroviária no Porto de Imbituba

14/04/2020

Na manhã desta terça-feira (14), o Porto de Imbituba recebeu a visita técnica do diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benony Schmitz Filho, e do gerente Rafael Andrigheto, também da FTC. A empresa é a concessionária da malha que liga o Sul Catarinense ao Porto Público.
Os representantes da Ferrovia foram recebidos pelo diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, e servidores técnicos da casa. O objetivo foi avaliar a viabilidade de ampliação da malha ferroviária até o Terminal de Contêineres (TECON), promovendo mais eficiência no transbordo de cargas.
O grupo percorreu a área projetada para acolher a extensão dos trilhos e averiguou in loco a aderência da proposta, detectando de forma antecipada possíveis inconsistências. Assim que for concluído, o projeto será encaminhado aos órgãos intervenientes responsáveis para autorização.
A extensão da ferrovia até a parte interna do TECON compreende a segunda fase do plano de ampliação da malha dentro do porto, o qual começou a se tornar realidade a partir de 2019, com a aprovação da construção da pera ferroviária. A primeira fase está prevista para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2020 e representa um investimento de cerca de R$ 700 mil reais da FTC na estrutura portuária de Imbituba.
A ferrovia e o porto
Com 164 km de linha férrea, a Ferrovia Tereza Cristina conecta os mercados produtores e consumidores do Sul de Santa Catarina à linha semanal de cabotagem de contêineres. Diariamente, cerca de 60 contêineres chegam ao porto pela ferrovia trazendo, principalmente, arroz e cerâmicas produzidos na região.
Setor de Comunicação SociaL

Share this post

Back to Notícias