História

Déc. 1880

Criação do Porto de Imbituba, que correspondia a um porto natural. A enseada de Imbituba era utilizada no auxílio à pesca da baleia.

Aprox. 1880

Construção do trapiche do Porto de Imbituba, em ferro e madeira, com extensão de 70 metros. A obra foi um investimento inglês para a exploração do carvão catarinense.

1884

Inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, ligando a região das minas até o Porto de Imbituba, com um ramal até o Porto de Laguna.

1886

Primeiro carregamento de carvão no Porto de Imbituba, de 700 toneladas, no vapor Senator, com destino a Buenos Aires.

1898

Lançamento da pedra fundamental da Capelinha da Praia, posteriormente denominada Capela São Pedro.

Até 1917

Recebia apenas os navios da Companhia Nacional de Navegação Costeira, da firma Lage & Irmãos, que escoava mercadorias em geral (cereais, madeira e banha) e uma pequena quantia de carvão, explorada de forma quase artesanal, na Região Sul de Santa Catarina.

1919

Henrique Lage inicia as obras de aparelhamento do Porto de Imbituba, que incluem a construção do molhe de abrigo, farol, estação meteorológica, armazéns e oficinas.

1935-38

Iniciadas as obras do Cais 1, de 100 metros, do silo para depósito de carvão, do caixão de fundação, da moega subterrânea e das correias (alimentadora, elevadora e distribuidora).

1941

Concessão à Companhia Docas de Imbituba (CDI) do direito de explorar o Porto de Imbituba.

1947

Aprovadas as obras de ampliação das instalações do Porto , aumentando o Cais 1 para 140 metros e a capacidade de estocagem de carvão.

1968

Início da construção do Cais 2, com 168 metros, entregue no dia 1o de dezembro de 1970.

1976-80

Ampliação do molhe de abrigo.

1979-83

Construção do Cais 3 para suprir o aumento na demanda de carvão e a ICC. O novo cais tinha 245 metros, atendendo ao Plano Diretor Portuário do Brasil (1975-1984).

Anos 80

Aproximadamente 74% da carga movimentada no Porto de Imbituba era carvão, principalmente o metalúrgico.

1983

Recorde histórico nos embarques de carvão pelo Porto de Imbituba. Em 1986 houve recorde de movimentação anual.

Déc. 1990

Reestruturação do porto para transporte de cargas diversificadas.

1992

Primeiro arrendamento do Porto de Imbituba, pela Fertisanta, para o início da movimentação de fertilizantes.

1993

Fim do transporte de carvão através do Porto de Imbituba e delimitada a área do Porto Organizado.

1998

Aprovação do 1° Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Imbituba.

2003

CRB Operações Portuárias (Grupo Votorantim) assume arrendamento do Terminal de Importação e Exportação de Granéis Sólidos.

2006-08

Santos Brasil assume arrendamento do Terminal de Carga Geral (2006) e do Terminal de Contêineres (2008).

2007

Porto de Imbituba recebe a declaração de cumprimento do ISPS Code.

2010-12

Concluídas obras de expansão dos Cais 1 e 2, agora com 660 metros, e de recuperação dos molhes de abrigo.

2012

Fertisanta assume arrendamento do Terminal de Fertilizantes e Ração Animal.

Governo do Estado de Santa Catarina assume a administração do Porto de Imbituba, por meio da SCPAR Porto de Imbituba.

2016

Recorde de movimentação anual. Início do sistema de agendamento eletrônico para recebimento de caminhões e operação de duas novas balanças rodoviárias. Apoio à recuperação da rodovia de acesso norte, que liga a BR-101 ao porto.

2017

Cinco módulos de armazéns, de última geração, iniciam suas operações: dois dentro do Porto e três na retroárea. Ampliação e reforma das Portarias 2 e 3.

2018

Recorde de movimentação anual e entrega da nova iluminação dos cais. Monitoramento registra recorde de avistagens de baleias-francas. Transposição da Capela São Pedro.

2019

Recorde de movimentação anual e mensal. Aprovada a Nova Poligonal do Porto. SCPAR Porto de Imbituba recebe declaração de Cumprimento do ISPS Code.

2020

Recordes de movimentação anual, movimentações mensais e de embarques. Início da operação da pera ferroviária. Instalação das bases de apoio às famílias dos caminhoneiros. Aprovação do novo PDZ do Porto Organizado. Alcance do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que resultou na conquista do Prêmio Portos + Brasil. Campanha Todos contra o coronavírus: mais de 70 mil abordagens de controle de saúde para evitar o contágio.