Dirigentes dos portos falam das expectativas para o II Fórum Catarinense do Setor Portuário

Back to Notícias

Dirigentes dos portos falam das expectativas para o II Fórum Catarinense do Setor Portuário

Falta menos de um mês para o evento que vai reunir portos e terminais de Santa Catarina para debater desafios e boas práticas no setor

O Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina, vai sediar nos dias 20 e 21 de junho o II Fórum Catarinense do Setor Portuário. Os principais portos e terminais do Estado – Imbituba, Itajaí, Itapoá, São Francisco do Sul e Portonave – vão debater desafios e trazer exemplos de boas práticas de gestão para a área, que é uma das mais importantes economicamente no Estado. Especialistas na área de Logística, Gestão Portuária, Comércio Exterior e Direito Portuário, e representantes da Administração Pública estadual e federal farão parte das discussões também.
“Sediar o II Fórum Catarinense do Setor Portuário é uma responsabilidade que assumimos com orgulho e comprometimento. Além de ser uma oportunidade para destacar a importância estratégica dos portos catarinenses, também proporciona visibilidade para nossa região e fortalece nossa posição como centro de discussões sobre o desenvolvimento portuário”, comenta o Presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.
Para o Porto de Imbituba, que sediou a primeira edição do evento, é uma satisfação participar desse segundo encontro, diz o Diretor-Presidente, Urbano Lopes de Sousa Netto. “O Porto de Imbituba sediou a primeira edição e foi um sucesso! O evento tem tudo para se consolidar na cultura portuária catarinense. Vamos trabalhar, juntos, para que ele se qualifique ano após ano”.
Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, acredita que “é uma chance única para adquirirmos novos aprendizados e compartilharmos conhecimentos essenciais para o crescimento e a inovação no nosso setor. Juntos, podemos fortalecer ainda mais a nossa comunidade portuária e enfrentar os desafios do futuro com confiança e colaboração.” Nesse sentido, corrobora Cleverton Vieira, Presidente do Porto de São Francisco do Sul: “Para o Porto de São Francisco do Sul, participar do II Fórum é uma oportunidade para debater as inovações no setor portuário e apresentar as melhores práticas desenvolvidas pelos terminais em Santa Catarina”.

Osmari de Castilho Ribas, Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, também pensa que “o evento proporciona uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimento e debater sobre os desafios no segmento portuário em Santa Catarina. Esperamos que ao compartilhar nossa expertise, isto contribua para o desenvolvimento do setor no Estado.”

Esta edição tem a organização da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Florianópolis e Joinville – e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
O evento é gratuito e aberto a todos os terminais e empresas do Estado que tenham interesse na área portuária. Basta se inscrever no site.

BOAS PRÁTICAS COMPARTILHADAS

IMBITUBA
A SCPAR Porto de Imbituba, há dois anos, implementa o que chama de Auditoria Interna Estratégica, um modelo de auditoria interna caracterizado pelo forte alinhamento entre as auditorias e o Planejamento Estratégico; auditorias baseadas em risco; auditorias pautadas em benchmarking e boas práticas de gestão; construção colaborativa do Plano de Ação para implementação das recomendações de auditoria; linguagem não-violenta, entre outras. Confira tudo na apresentação que será feita no II Fórum.

ITAJAÍ
O Porto de Itajaí vai apresentar a integração Porto/Cidade, que é muito forte fazendo com que haja um olhar diferenciado sobre os impactos que um porto provoca em uma cidade. A promoção de ações socioambientais aproxima o porto dos interesses da população local, com destaque para: Programa Iniciativa Verde, Projeto Juntos pelo Rio, Projeto Escola no Porto, Programa SegregAÇÃO, Projeto Porto em Ação, Projeto Içando Velas para o Conhecimento e Programa Porto Saudável.

ITAPOÁ
A estratégia de sustentabilidade do Porto Itapoá será o case de boas práticas do Terminal. Iniciando em 2019, com a formação de um Grupo de Trabalho dedicado, foram mapeados os temas materiais e estabelecido um Comitê de Sustentabilidade em 2020. A partir daí, foram avaliados os níveis de maturidade das práticas, culminando na sistematização do plano e sua aprovação para o período de 2021 a 2026. Em 2024, houve o alinhamento ao Planejamento Estratégico. Entenda melhor durante a explanação no evento.

PORTONAVE
A Portonave reconhece a importância da tecnologia na modernização e transformação digital dos terminais portuários e portos, capaz de impulsionar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade e contribuir para o crescimento econômico e o comércio global. Contudo, a tecnologia também traz consigo desafios, principalmente no que diz respeito à segurança cibernética. Desde 2018, a Portonave, em parceria com a Terminal Investment Limited (TiL), realiza investimentos em cibersegurança com foco na conscientização dos profissionais e na implementação dos recursos de segurança mais modernos disponíveis no mercado. Conheça mais desta prática durante o II Fórum.

SÃO FRANCISCO DO SUL
O Porto de São Francisco do Sul vai levar as boas práticas que alcançaram o recorde histórico na movimentação de cargas em 2023: 16,8 milhões de toneladas, aumento de 33% em comparação ao ano anterior. O porto assumiu o 7º lugar entre os 32 portos públicos do país, subindo duas posições. A conquista se deve a diversos investimentos em infraestrutura, que possibilitaram aos operadores portuários agilizarem a carga e descarga das mercadorias. Entre as melhorias, podem ser citadas a abertura de um novo acesso, revitalização da malha ferroviária interna e o investimento de R$ 25 milhões em tecnologia. Saiba mais na apresentação no evento.

SERVIÇO
O quê? II Fórum Catarinense do Setor Portuário
Quando? Dias 20 e 21 de junho
Onde? Porto Itapoá – SC
Inscrições? https://encr.pw/lYXb2

 

Share this post

Back to Notícias