Coronavírus em SC: Porto de Imbituba atua na prevenção contra a COVID-19

Back to Notícias

Coronavírus em SC: Porto de Imbituba atua na prevenção contra a COVID-19

18/03/2020

Desde o final de janeiro a SCPAR Porto de Imbituba está atuando na prevenção à COVID-19. Estamos em contato direto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a qual tem um posto dentro do Porto de Imbituba, e alinhados com o Governo do Estado de Santa Catarina para tomar todas as medidas necessárias à prevenção.

Ressalta-se que a Autoridade Sanitária nos portos é exercida pela ANVISA, órgão responsável pelo controle sanitário no Porto de Imbituba.

Neste contexto, ressaltamos que há um controle rígido sanitário sobre todas as embarcações que aportam em Imbituba, e que neste momento de atenção global ao novo coronavírus, os esforços são coletivos para preservar a saúde e segurança de todos, tripulantes, trabalhadores, usuários e comunidade.

CONTROLE SANITÁRIO DE NAVIOS

Nenhum navio pode atracar ou operar no Porto sem o controle e a autorização prévia da ANVISA, a qual emite o Certificado de Livre Prática (CLP). Este certificado apenas é concedido pelo órgão interveniente mediante apresentação e análise da Declaração Marítima de Saúde, que atesta as condições de saúde da tripulação. Para a emissão do CLP, também são exigidos e analisados criteriosamente: a lista de viajantes com respectivos locais e datas de embarque e desembarque, registros de atendimento de bordo.

CUIDADOS COM TRIPULAÇÃO DE NAVIOS

Fique atento às informações e evite Fake News! Com a emissão do CLP pela ANVISA, a equipe de bordo está autorizada a descer da embarcação.

A ANVISA é obrigatoriamente comunicada se tem alguém doente a bordo. Em caso de suspeita de doença contagiosa, a ANVISA dará início aos protocolos de contingência.

A troca de tripulação também é previamente monitorada pela ANVISA.

Destaca-se que a tripulação de navios cargueiros é pequena, girando em torno de 20 tripulantes. Os navios internacionais, em geral, têm longos períodos de viagem e passam por controle sanitário nos portos por onde passam.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Os cuidados para evitar o novo coronavírus no Porto de Imbituba iniciaram ainda em janeiro. Assim que informada pela ANVISA sobre o avanço da COVID-19 no mundo, a Autoridade Portuária divulgou materiais informativos da ANVISA (boletim epidemiológico e spot) aos servidores da companhia e repassou as informações às empresas que atuam no Porto, como trabalhadores portuários, prestadores de serviços, operadores e agentes marítimos, através de e-mail, cartazes e grupos de WhatsApp.

Também distribuiu cartazes da ANVISA, da Secretaria de Estado da Saúde e cartaz produzido internamente com dicas de prevenção. Os materiais estão fixados em pontos estratégicos de circulação de pessoas no porto, como portarias, casas de convivência e prédios administrativos.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Nestes mesmos pontos estratégicos foi reforçada a distribuição de dispensers de álcool gel para uso dos trabalhadores e demais usuários do Porto de Imbituba.

No final de janeiro e início de fevereiro a SCPAR Porto de Imbituba promoveu duas reuniões para esclarecer informações sobre o controle sanitário realizado no porto e alinhar medidas preventivas contra a COVID-19. Os encontros reuniram representantes de diversas instituições que atuam no porto, tais como SCPAR, ANVISA, Antaq, Marinha, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, OGMO, sindicatos, agência marítima e operador portuário. A última reunião contou também com representantes da vigilância sanitária, epidemiológica e de saúde municipal, regional e estadual.

O Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública no Porto de Imbituba contra doenças de emergências de saúde pública, como a COVID-19 pode ser acionado a qualquer momento, caso necessário.

TELETRABALHO E SUSPENSÃO DE ATIVIDADES

Ainda, a diretoria executiva publicou, no dia 16 de março de 2020, Resolução interna com orientações quanto às medidas de proteção à COVID-19, onde indica que grupos de risco e servidores com atribuições compatíveis com regime de teletrabalho podem realizar trabalho remoto enquanto perdurar o estado de emergência de saúde. Também estabelece a suspensão por 30 dias de eventos, reuniões, visitas que não sejam imprescindíveis, sessões de pregões ou licitações que possam ser adiados, cursos e viagens profissionais.

O atendimento operacional continua ocorrendo normalmente.

Estamos em estado de alerta e com todos os nossos esforços voltados à preservar a saúde e segurança de todos.

Administração SCPAR Porto de Imbituba

Share this post

Back to Notícias