Comitiva faz percurso ferroviário do Porto de Imbituba até o Terminal Intermodal e se reúne com prefeitos do extremo sul catarinense

Back to Notícias

Comitiva faz percurso ferroviário do Porto de Imbituba até o Terminal Intermodal e se reúne com prefeitos do extremo sul catarinense

Uma comitiva da SCPAR Porto de Imbituba participou de agendas no sul catarinense nesta terça-feira (13) com o objetivo de compreender a logística intermodal e discutir a atração de cargas para o Porto. O grupo iniciou o dia percorrendo o trajeto da instalação portuária até o Terminal Intermodal Sul (TIS), em um vagão de passageiros da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Na oportunidade, os participantes conheceram in loco como ocorre o transporte ferroviário de mais da metade dos contêineres atendidos pelo Porto. No TIS, foi apresentada a estrutura utilizada para movimentar, em média, 1.200 contêineres por mês.

Participaram do trajeto, o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera, o diretor de Administração e Finanças do Porto, Fabrício Debortoli, o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, acompanhados de suas equipes técnicas. Também acompanharam a comitiva, o gerente geral do TIS, Jeferson Montibeller, e os representantes da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki e Edson Silva, respectivamente, diretor e gerente de Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica do município.

Fábio Riera, presidente do Porto, destacou que a administração portuária “está buscando formas de poder viabilizar a ampliação das linhas de navegação que escalam Imbituba, para melhor atender a demanda do sul catarinense e até mesmo do Rio Grande do Sul, ainda que com uma periodicidade inicial menor”.

Para Fabrício Debortoli, diretor administrativo, “essa experiência prática do transporte multimodal é muito enriquecedora, pois permite detectar suas potencialidades, dentre elas, a agilidade, a segurança e o custo competitivo e possíveis melhorias para maior eficiência do serviço e ampliação do portfólio de cargas”.

A agenda no sul do estado finalizou na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), onde o diretor-presidente do Porto apresentou aos prefeitos da região as características, infraestrutura, resultados e investimentos previstos, além da perspectiva de movimentação de cargas e fluxo de caminhões com a conclusão da BR-285. Os gestores municipais solicitaram apoio na discussão sobre o trecho rodoviário que conecta a BR-285 à BR-101, com relação à manutenção da rodovia pelo estado ou federalização da via.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicação social SCPAR Porto de Imbituba

Share this post

Back to Notícias