Colaboradores do Porto de Imbituba apresentam artigos em congressos científicos
23/10/2017
Durante o mês de outubro, dois funcionários da SCPar Porto de Imbituba apresentaram artigos em congressos científicos. No dia 3, o segundo maior evento científico da área de administração do mundo, o Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), contou com a apresentação de um estudo de Marlei Goldmeyer, Analista de Gestão do setor de Gabinete. O artigo é resultado da pesquisa de mestrado da colaboradora, intitulada “A expressão de competências coletivas em uma cooperativa de agricultores ecológicos”, realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com a orientação da pesquisadora Simone Ghisi Feuerschütte. O EnANPAD ocorreu na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 1° e 4 de outubro.
Marlei avalia que “a participação no evento foi uma oportunidade única para trocar ideias com renomados pesquisadores, conhecer os estudos que vêm sendo realizados por diferentes grupos de pesquisa e discutir as possibilidades de integração entre academia (teoria) e mercado (realidade empírica)”.
Já no dia 5 de outubro, Murilo Medeiros, integrante do Setor de TI, apresentou o trabalho acadêmico-científico “Incentivo a Internacionalização de Empresas da região de Tubarão/SC”, na Jornada Unisul de Iniciação Científica, realizada no campus Pedra Branca (Palhoça – SC), da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O artigo desenvolvido pelo colaborador visa promover a divulgação de informações relativas ao comércio exterior e ao planejamento de exportação para internacionalização de empresas da região de Tubarão, no Sul de Santa catarina.
Para Murilo, a adoção de instrumentos estratégicos de análise de mercado e planejamento de ação podem garantir uma inserção internacional segura, principalmente dos pontos de vista legal e econômico. “Estima-se que a junção desses conhecimentos acadêmicos com a técnica e experiência empresarial possam ser positivos num processo de internacionalização, estimulando uma boa gestão por parte do empresariado”, explica o colaborador.