Albatroz viajante é resgatado no Porto de Imbituba

Back to Notícias

Albatroz viajante é resgatado no Porto de Imbituba

16/01/2018

No dia 7 de janeiro, o Porto de Imbituba recebeu a visita ilustre de um albatroz-de-bico-amarelo (Thalassarche chlorohrynchos), recém-chegado da África, no convés de um navio de soja. O animal atravessou o atlântico na embarcação Puma, que veio do Porto de Abidjã, na Costa do Marfim, e tem como destino final o Porto de Kaliningrad, na Rússia.

O viajante foi resgatado e atendido no dia seguinte pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e encaminhado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha do PMP-BS UDESC, em Laguna. Segundo os veterinários, o animal estava desidratado, mas com sinais vitais fortes. No dia 10 de janeiro, devido ao quadro clínico favorável, o albatroz foi levado para a R3 Animal, em Florianópolis, onde recebeu cuidados veterinários e aguarda avaliação para definição do seu retorno à natureza.

O albatroz

O albatroz-de-bico-amarelo é uma ave oceânica que vive entre 60 e 70 anos. São pássaros monogâmicos e colocam um ovo a cada dois anos. Devido ao modo que utiliza para capturar seu alimento, são chamadas de aves “oportunistas”, fato que poderia justificar a abordagem no navio durante a travessia oceânica.

O PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.
Comunicação Social SCPar Porto de Imbituba com informações do PMP/UDESC

 

 

Share this post

Back to Notícias