Nota de esclarecimento

Back to Notícias

Nota de esclarecimento

Em esclarecimento à matéria, divulgada pela jornalista Dagmara Spautz, no Portal NSC Total no dia 11 de abril, que cita a situação atual do Porto de Itajaí, com a chamada: “Crise no Porto de Itajaí causa prejuízo em cascata para importação e exportação SC”, esclarecemos que:

Diferentemente do divulgado, o Porto de Imbituba está longe de sofrer um “risco de colapso”. A capacidade operacional do terminal de contêineres, operado pela Santos Brasil está distante de chegar ao limite e ainda comporta receber um número maior de contêineres em cerca de quatro vezes a sua movimentação atual.

Somando-se a este fato, o terminal de Imbituba utiliza apenas cerca de 20% de sua capacidade instalada, isso se deve à ótima estrutura do terminal, com capacidade para um aumento na movimentação de cargas e com suporte para atender uma demanda bem superior ao que movimenta hoje.

Como referência, neste último mês de março, o Porto de Imbituba registrou a operação de mais de 834 mil toneladas de cargas, resultando em um robusto crescimento de 18%, se comparado ao mesmo período de 2023 e recorde histórico de movimentação de cargas, números que representam o alto potencial de crescimento do terminal.

Destacamos que, a única influência no aumento da movimentação portuária de Imbituba, pelo Porto de Itajaí, se deu no mês de outubro de 2023 e foi devida às fortes chuvas e mudanças climáticas que acarretaram no fechamento da Barra do Rio Itajaí-açu e que culminaram no redirecionamento das embarcações do Porto de Itajaí para o Porto de Imbituba.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737

Share this post

Back to Notícias